GEM – Gestão de Excelência na Manutenção

A área de Manutenção vem cada vez mais se firmando como um setor estratégico dentro das organizações no sentido de garantir que os ativos possam desempenhar suas funções com eficácia, dentro da produtividade prevista, contribuindo para o atingimento dos objetivos projetados pelos diversos departamentos que compõe a empresa.

Portanto, isto faz da área de Manutenção ter um comprometimento direto nas ações e resultados da empresa.

Quando nos envolvemos com os ativos relacionados aos processos produtivos, estamos a todo o momento necessitando utilizá-los da melhor maneira possível, tendo nos indicadores já mencionados, um sinal de qual caminho estamos percorrendo para que possamos nos alimentar de informações, com o objetivo de buscarmos práticas cada vez mais atualizadas no sentido de obtermos resultados cada vez melhores.

A cada dia têm surgido diversas ferramentas e técnicas para auxiliar nas atividades de manutenção, porém percebemos que mal administradas estas podem se tornar um risco e ir no sentido contrário, ou seja, gerar trabalhos em excesso sem um resultado direcionado.

Temos nos deparado com muitas discussões sobre o modelo de gestão da manutenção aplicado nas empresas. Existem diversas formas de acompanharmos todos os trabalhos realizados em um departamento no seu dia a dia, e em virtude disto temos verificado que um sistema integrado pode contribuir muito para o bom andamento do fluxo de informação relacionando todas as atividades que envolvem os processos de manutenção.

Desta maneira, foi desenvolvido uma ferramenta de implantação, controle, acompanhamento e gestão composto por 16 pilares, sendo um deles pilar principal denominado “Plano Diretor da Manutenção”.

Os 15 pilares que compõe o conteúdo técnico desta implementação são: “Confiabilidade”, “Fluxos dos Processos da Manutenção”, “A Função Planejamento”, “Indicadores de Desempenho”, “Planos de Manutenção Preventivos”, “Estratégia da Manutenção pela Criticidade dos Ativos”, “Softwares de Manutenção”, “Análise de Falhas – Top 20”, “Produtividade Pessoal”, “Documentação e Procedimentos”, “Gestão de Materiais”, “Contratação de Serviços”, “TPM – 5´S”, “Processo de Melhoria Contínua”, “Capacitação Técnica”.

O Resultado é o focado em metas a curto, médio e longo prazo dentro de uma estratégia de gestão de manutenção.