Redução dos custos através da medição da produtividade da manutenção

Os melhores resultados das práticas de manutenção realizadas nas empresas dependem fundamentalmente dos esforços dos colaboradores da manutenção, nas quais garantem através das suas ações realizadas no dia a dia, o cumprimento da programação dos serviços evitando falhas indesejadas, diagnosticando corretamente o comportamento dos ativos nos processos produtivos, e garantindo uma informação com qualidade registrada nas Ordens de Serviço.

Em virtude da grande dependência dos resultados vinculados aos colaboradores, é de fundamental importância conhecer a maneira na qual estes mesmos colaboradores conduzem todas as suas atividades vinculadas ao tempo total, na qual se encontram na empresa diariamente.

Por outro lado, existe um grande paradigma nas empresas que é representado pelo receio dos colaboradores em relatar e registrar, detalhadamente, suas atividades no dia a dia. Entendendo que estes mesmos colaboradores são contratados para que possam realizar suas tarefas diárias, nas quais são planejadas, programadas e necessárias na garantia da estabilidade do processo produtivo confiável.

O método na qual possibilita o levantamento e a identificação da distribuição das atividades pelo tempo dos colaboradores, é denominado “Produtividade da Manutenção”, que também é conhecida no mercado internacional como “Wrench Time”.

A aplicação deste método não visa, em nenhum momento, a verificação do comportamento individual de cada colaborador, durante suas práticas diárias, seus vícios nas suas rotinas de trabalho, nem mesmo sugere uma análise dos resultados como um comparativo individual de produtividade. O método possui como foco central e direto a identificação de todas as interferências negativas ocorridas no dia a dia, para que possam ser devidamente tratadas, e possam garantir um processo sustentável implantado, na melhoria contínua no fator da utilização dos colaboradores da manutenção.

Podemos garantir que a demanda de melhorias a serem realizadas nem sempre está relacionada diretamente com a manutenção, nem com os colaboradores da manutenção participantes deste processo, como por exemplo, o tempo aguardando a liberação de um ativo para realizar o serviço, o tempo aguardando um material no almoxarifado, os tempos utilizados para os deslocamentos diários na empresa, os tempos aguardando a orientação da supervisão, etc.

Pela dinâmica representada pelas atividades de manutenção na empresa, e pela característica na qual se entende as particularidades dos diversos tipos de tarefas realizadas diariamente, quanto melhor se puder entender e conhecer os parâmetros que levam a perda da produtividade, se pode tornar o cumprimento da manutenção mais assertiva, se pode aumentar o grau de utilização dos colaboradores da manutenção no atendimento a produtividade necessária, fazendo com que os resultados possam ser cada vez melhores, tanto no aspecto do cumprimento daquilo que está programado, como também no atendimento à viabilidade econômica do departamento da manutenção.

Concluindo, em função da oportunidade de melhoria contínua para cada ação relacionada aos processos identificados como desvios do cumprimento pela interferência direta nos serviços diários realizados pelos técnicos de manutenção, é possível identificar um resultado dinâmico, flexível, na qual seja projetado através de uma meta escalonada, na busca da melhor produtividade possível para cada equipe de manutenção analisada.