O EAM como um Sistema Integrado de Gestão da Manutenção

Temos nos deparado com muitas discussões sobre o modelo de gestão da manutenção aplicado nas empresas. Existem diversas formas de acompanharmos todos os trabalhos realizados em um departamento no seu dia a dia, e em virtude disto temos verificado que um sistema integrado pode contribuir muito para o bom andamento do fluxo de informação relacionando todas as atividades que envolvem os processos de manutenção.

Na maioria das vezes o EAM é instalado sem apresentar a visão do todo, na qual irá garantir para o departamento da manutenção um correto relacionamento com os objetivos da organização, integrando suas atividades com os outros departamentos da empresa considerados interdependentes.

O EAM tem que evitar a ocorrência de pontos fracos típicos de uma organização de manutenção, pois mais do que 50% das implementações de EAM operando atualmente não estão atingindo os resultados esperados por diversas razões, tais como, falta de objetivos claros; comprometimento insuficiente de todas as pessoas envolvidas; deficiência de mapeamento dos processos de manutenção; deficiência na estratégia da manutenção; fraca implementação do EAM; gestão de materiais sobressalentes inadequada; planejamento inadequado das ordens de serviço; falta de transparência de custo; falta de indicadores de performance; não existência de “benchmarking”.

Por outro lado, o EAM contribui para o atingimento dos fatores críticos de sucesso, ou seja, a estratégia da manutenção alinhada com as metas da organização; a utilização eficiente dos recursos; a aplicação do processo de melhoria contínua com informações eficazes e relatórios que venham a atender as necessidades dos usuários do sistema.

Para a obtenção do controle dos equipamentos, a empresa deve introduzir um fluxograma de trabalho com o objetivo de garantir a relação entre as atividades relacionadas com o bom atendimento das atividades de manutenção.

O EAM está diretamente relacionado com a atividade do Planejamento da Manutenção. Sendo o planejamento uma função vital como fator chave de sucesso na organização da manutenção, na identificação de todos os recursos necessários para um trabalho e tornando-os disponíveis quando o trabalho for executado, o EAM possui uma responsabilidade principal contribuindo com o departamento do planejamento no atingimento deste objetivo.

O EAM integrado forma a base para uma implementação com sucesso, pois previne erros de investimentos; reduz o tempo de implementação do EAM e melhor a capitalização dos investimentos anteriores a esta nova realidade. Durante a fase operacional uma implementação eficiente do EAM irá conduzir a um aumento da disponibilidade da planta; aumento da produtividade das pessoas; redução dos custos da manutenção; extensão do ciclo de vida dos equipamentos e um gasto minimizado no atendimento aos requisitos de qualidade, meio ambiente e segurança do trabalho (ISO 9000, ISO 14000 e ISO 18000).