As constantes mudanças vividas pelas organizações na última década proporcionaram uma necessidade de ajuste no papel da Comunicação no dia a dia empresarial.
Tais mudanças fizeram com que as empresas percebessem que seu maior diferencial são as pessoas, passando a se preocupar com o desenvolvimento e o fortalecimento das relações entre elas. A transparência na relação colaborador x empresa deixou para trás a prática da Comunicação unilateral.
Hoje, a Comunicação numa organização caracteriza-se da seguinte forma:
- é transparente;
- é uma via de mão dupla, que funciona com a mesma eficiência de baixo para cima como de cima para baixo;
- possui mecanismos formais que facilitam o fluxo das informações;
- se preocupa em informar o colaborador sobre onde a empresa quer chegar e qual seu papel neste caminho;
- informa os colaboradores sobre fatos que podem mudar o direcionamento da empresa antes que os jornais o façam.
A partilha transparente das informações sobre os objetivos, metas e acontecimentos da organização é ponto crucial de motivação interna. A motivação dos colaboradores não é apenas relacionada aos aspectos financeiros ou ao ambiente de trabalho, é relacionada também ao enriquecimento do seu papel dentro da organização. A Comunicação faz o colaborador se sentir parte da cadeia produtiva e que seu trabalho agregue valor para a organização. Mas, ele só consegue sabê-lo estando informado da vida da empresa.
Mesmo a Área de Comunicação não sendo o departamento com o maior volume de investimentos, os resultados obtidos pelas organizações ao investirem nesse recurso são visíveis: maior produtividade; colaboradores satisfeitos; motivados; e comprometidos com a empresa. Uma equipe desinformada e desconectada dos projetos da empresa não consegue alcançar os resultados esperados. Se o colaborador não conhece onde a empresa na qual trabalha quer chegar, fica difícil estabelecer metas e cobrar resultados operacionais.
É importante frisar que o fluxo da Comunicação não é somente responsabilidade da área de Comunicação ou da alta administração. As lideranças diretas desempenham um forte papel sobre esse processo. Seja através das reuniões diárias com os colaboradores antes da jornada de trabalho, ou incentivando a participação nas campanhas e projetos apresentados pela empresa, e principalmente servindo de espelho para os demais membros da equipe, tornando-se o principal veículo de Comunicação entre eles e a empresa.
Além de promover a motivação voltada para o alcance de resultados, a Comunicação para o público interno forma “porta-vozes” da organização, que serão grandes multiplicadores dos valores, atividades, produtos e serviços da empresa. Os colaboradores são, certamente, os que têm maior crédito ao falarem a respeito da organização.
Assim, podemos afirmar que o papel da Comunicação no fluxo interno das informações é uniformizar atitudes e comportamentos, e fortalecer a imagem da empresa junto aos colaboradores através do senso de comprometimento com os resultados, possibilitando a comunicação transparente no dia a dia das organizações.