Governança da Manutenção na Obtenção de Resultados Sustentáveis

Autores: Eng. José Wagner Braidotti Junior
Temas: Capacitação e Treinamento, Gestão de Ativos, Gestão de Terceiros, Indicadores de Manutenção (KPI), Produtividade na Manutenção
Páginas: 217
Sinopse

A “Governança da Manutenção” deve ser representada por um conjunto de práticas, padrões e relacionamentos estruturados, assumidos pelos gestores, coordenadores, supervisores, técnicos e a equipe operacional, com a principal finalidade de garantir as atividades, registros e controles eficazes, garantir os processos seguros, minimizar os riscos associados às tarefas diárias, ampliar o desempenho dos processos produtivos, otimizar a aplicação dos recursos disponibilizados pela empresa, reduzir continuamente os custos, suportar as melhores decisões, e como consequência de todos os pontos mencionados acima, alinhar as práticas de manutenção ao negócio da empresa. Neste livro o leitor irá encontrar estratégias de gestão da manutenção com base em indicadores chave de desempenho (KPIs), aplicados a todos os níveis dos processos da manutenção, e como efetuar a melhor gestão baseada em resultados “palpáveis”.

Se tem presenciado muitas práticas das equipes técnicas da manutenção sem um padrão definido, na qual possa orientar os esforços para o melhor resultado daquilo que se está realizando.

Isto representa que estas mesmas equipes técnicas estão trabalhando sem uma orientação correta quanto aquilo que deve ser realizado, e como as tarefas diárias devem ser realizadas, denotando uma falta de “governança” sobre os ativos humanos.

A governança é um processo necessário, orientativo e voltado as melhores práticas de trabalho, quando o resultado daquilo que se está objetivando depende dos esforços de um grupo de colaboradores.

Este livro ensina e apresenta os caminhos para as melhores práticas de governança das equipes que representam o fluxo de serviços da manutenção.

  1. Introdução
  2. Objetivo
  3. O Sistema de Controle
  4. Campo de Aplicação – Fluxo dos Processos de Manutenção
  5. A Governança na Manutenção
  6. A Finalidade da Utilização e do Cálculo
  7. Os Critérios para a Definição dos Indicadores
  8. Por que tratamos tão mal os Indicadores?
  9. A Classificação dos Indicadores
    a. Os Indicadores de Desempenho
  10. A Identidade dos Indicadores
  11. O Relacionamento e a Dependência entre os Indicadores
  12. O Histórico como Fonte de Informação da Base de Referência (Base-Line)
  13. A Definição de Metas
  14. O Indicador como parte Estratégica da Melhoria Contínua
  15. O Plano de Ação
  16. O Planejamento e a Governança na Manutenção
  17. A Prática do “Benchmarking”
  18. Conclusão

Anexos – Planilhas Individuais dos 22 Cálculo dos Indicadores de Desempenho

Invista no seu conhecimento técnico

R$65,00