Em virtude da manutenção estar envolvida com diversos tipos de atividades planejadas e não planejadas diariamente, o planejamento possui uma função vital no sentido de entender, filtrar, padronizar, organizar, dimensionar, negociar, provisionar e viabilizar os serviços a serem encaminhados para as diversas oficinas. Apresentamos também a relação direta, mas com atividades bem distintas que existe entre o cumprimento da função planejamento e a função programação. A principal função do planejador é analisar o resultado dos serviços realizados e registrados, e atualizar e melhorar continuamente a base técnica dos planos de manutenção, no sentido de tornar as atividades das equipes multifuncionais cada vez mais produtivas.
O cumprimento da função planejamento de manutenção sempre é um grande desfio, e tratado com muita resistência, em função da falta de visibilidade da importância e daquilo que pode entregar como benefícios e resultados para a empresa.
Em um fluxo de serviços de manutenção, é sempre mais comum a prática da programação das atividades com um horizonte de curto prazo (S+1), quando se tem, por outro lado, uma quantidade de serviços suficientes para a preparação de uma estratégia de médio e longo prazos.
O cumprimento da função planejamento irá tornar possível a melhor visibilidade daquilo que tem que ser realizado nos ativos físicos, com uma visibilidade de médio e longo prazos, propiciando um controle, gerenciamento, resultado e gestão mais assertivo.
Este livro ensina e apresenta os caminhos para o cumprimento da função “Planejamento”, integrada com a função “Gatekeeper”, função “Programação” e a função “Supervisão”.
Desenvolvido por Quimy ® 2025 | All rights reserved.