O objetivo deste livro é apresentar as premissas fundamentais para minimizar os impactos causados por novos projetos à Operação e a Manutenção, garantindo a otimização do seu desempenho. O mesmo servirá como ferramenta de gestão para as áreas, delimitando as interfaces entre a Manutenção e a Engenharia de Implantação, servindo como referência para as auditorias de Controle Inicial.
Atualmente se entende que uma grande parte que representa os custos operacionais de manutenção (fase Opex), são provenientes da efetiva falta de aplicação das práticas estratégicas do controle inicial na fase Capex.
Todas as informações necessárias para a correta operação e manutenção dos ativos físicos, são existentes e provenientes na fase de projeto, mas não necessariamente são compartilhadas com a operação e manutenção quando da “passagem de bastão”, durante a fase de instalação e comissionamento.
Isso cria uma dificuldade real durante a fase de operação e manutenção, onerando e comprometendo o orçamento, em uma condição na qual poderia ter sido evitada se os fundamentos do controle inicial tivessem sido praticados de uma maneira correta, por todas as fases de uma nova instalação, contemplando desde a fase da concepção (fel 1), desenvolvimento (fel 2), detalhamento (engenharia básica) (fel 3), aquisição, instalação, comissionamento, operação, manutenção e descarte.
Este livro ensina e apresenta os caminhos para a correta aplicação dos fundamentos do controle inicial para uma nova instalação.
Desenvolvido por Quimy ® 2025 | All rights reserved.