A “Governança da Manutenção” deve ser representada por um conjunto de práticas, padrões e relacionamentos estruturados, assumidos pelos gestores, coordenadores, supervisores, técnicos e a equipe operacional, com a principal finalidade de garantir as atividades, registros e controles eficazes, garantir os processos seguros, minimizar os riscos associados às tarefas diárias, ampliar o desempenho dos processos produtivos, otimizar a aplicação dos recursos disponibilizados pela empresa, reduzir continuamente os custos, suportar as melhores decisões, e como consequência de todos os pontos mencionados acima, alinhar as práticas de manutenção ao negócio da empresa. Neste livro o leitor irá encontrar estratégias de gestão da manutenção com base em indicadores chave de desempenho (KPIs), aplicados a todos os níveis dos processos da manutenção, e como efetuar a melhor gestão baseada em resultados “palpáveis”.
Se tem presenciado muitas práticas das equipes técnicas da manutenção sem um padrão definido, na qual possa orientar os esforços para o melhor resultado daquilo que se está realizando.
Isto representa que estas mesmas equipes técnicas estão trabalhando sem uma orientação correta quanto aquilo que deve ser realizado, e como as tarefas diárias devem ser realizadas, denotando uma falta de “governança” sobre os ativos humanos.
A governança é um processo necessário, orientativo e voltado as melhores práticas de trabalho, quando o resultado daquilo que se está objetivando depende dos esforços de um grupo de colaboradores.
Este livro ensina e apresenta os caminhos para as melhores práticas de governança das equipes que representam o fluxo de serviços da manutenção.
Anexos – Planilhas Individuais dos 22 Cálculo dos Indicadores de Desempenho
Desenvolvido por Quimy ® 2025 | All rights reserved.